BibleWorks 10

BIBLEWORKS 10 E A CRÍTICA TEXTUAL

            Crítica textual do Novo Testamento é o estudo das cópias sobreviventes do Novo Testamento com o propósito de determinar o texto exato do manuscrito original. Diferentes métodos têm sido propostos para a realização deste estudo. O método que pressupõe a antiguidade dos manuscritos como critério para determinar o texto original. O método que considera a quantidade dos manuscritos como determinante. O pressuposto que o Texto Recebido é a preservação do original. E o método eclético que considera tanto as evidências externas (os manuscritos existentes) como as evidências internas (a análise do texto) para determinar o texto original do NT[1].

O fato é que durante anos os estudantes da Crítica Textual tiveram que depender das informações concedidas por aqueles que tinham acesso aos manuscritos, pois não eram disponibilizados para a comunidade cristã. Com o passar dos anos, muitos manuscritos têm sido disponibilizados na internet. O que facilita a verificação das informações registradas em aparatos críticos[2] do NT. No entanto, a maioria dos estudantes não possui destreza para lidar com as fotos de manuscritos disponibilizadas na internet.

O software BibleWorks, que tenho usado há anos, tem incorporado ao programa fotos de manuscritos, divisões de versículos e popups (janelas que aparecem ao passarmos o mouse por cima) de versículos para facilitar a verificação do estudante.

No exemplo abaixo, indicado por uma seta, o estudante perceberá que a diferença entre “ἔχωμεν” e “σχῶμεν” é um pequeno traço “ – ” na letra C (sigma ou epsilon) que pode ter desaparecido com o uso, ter sido apagado ou até acrescentado por algum revisor.

Captura de Tela 2016-05-28 às 21.38.08

BibleWorks 10 também traz três tipos de aparatos que podem ser verificados lado a lado com as fotos das cópias dos manuscritos.

Captura de Tela 2016-05-28 às 21.38.34

Além disto, há um excelente recurso que destaca as diferenças entre as versões gregas (e em outras línguas) e que contribui para encurtar o caminho do estudante a fim de ele lidar com a relevância da variante e decidir se tal variante exige um estudo mais completo ou se deve ser descartada de suas prioridades no processo exegético.

Captura de Tela 2016-05-28 às 21.38.58

Na figura acima, o exegeta poderá perceber que a diferença textual é o tempo do verbo “γράφω – escrevo”. A rapidez no processo exegético é ampliada quando o estudante abre o link sobre sintaxe grega disponibilizado para o versículo estudado. Percebe-se, então, que tanto o Presente quanto o Aoristo indicariam a mesma conclusão exegética.

Outros dois exemplos que contribuem para ilustrar tanto a rapidez quanto a precisão exegética oferecida pelo programa encontra-se em 1Jo 2.28.

Captura de Tela 2016-05-28 às 21.39.13

Nele, o exegeta encontra duas variantes e precisa fazer sua decisão textual. A disputa entre “ὅταν” e “ἐὰν”. E a disputa entre “ἔχωμεν” e “σχῶμεν”. Ao estudar ambas as palavras, o estudante moderado encontrará evidências para qualquer um das leituras. No entanto, BibleWorks 10 oferece léxicos que ajudam a entender o campo semântico das palavras e assim perceber que “ὅταν” faz parte do campo semântico de “ἐὰν”, onde ambas podem significar “quando”. Da mesma forma, ao abrir gramáticas de sintaxe e observar que a mudança de tempo das palavras “ἔχωμεν” e “σχῶμεν” não faz diferença por estarem no modo Subjuntivo.

Desta forma, o expositor das Escrituras pode, com rapidez e precisão, chegar às suas conclusões textuais e pregar com maior segurança o texto Bíblico.

Por Marcelo Dias, Professor de Exegese do NT no Seminário Bíblico Palavra da Vida.

[1] É importante ressaltar que o método eclético tem variações dependendo da compreensão que o estudante tem sobre a história da transmissão e do valor que ele atribui a cada passo do método.

[2] Aparatos críticos são partes de edições do NT crítico que proporcionam ao estudante tomar suas conclusões textuais de acordo com as informações de variantes disponibilizadas.